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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO DE TRÊS RIOS

A Secretaria de Educação de Três Rios mostra organização quando planeja suas ações e calça os pés dos professores com suporte pedagógico. Gostaria de compartilhar o material enviado, por acreditar que pode ser útil para todos.





ORIENTAÇÕES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2013
(primeiros anos do Ensino Fundamental l)
Elaborado pela Comissão Permanente de Políticas de Alfabetização do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação – Grupo Alfa.

O presente documento tem como propósito subsidiar a Equipe Escolar em relação aos primeiros dias letivos do ano, orientando quanto à acolhida dos professores no seu primeiro dia de retorno, e acolhida dos alunos no início das aulas, e também à atenção necessária ao diagnóstico, bem como a condução de atividades para o início das aulas.
No momento em que se inicia o trabalho específico de cada ano de escolaridade é importante identificar entre os alunos os diferentes graus de conhecimento sobre determinados conteúdos/saberes, por meio de um diagnóstico criterioso que orientará as futuras intervenções dos professores, de acordo com as características das turmas e seus níveis de conhecimento.
Sugestões:
1.    Acolhimento aos professores: 1º de fevereiro / 2013
·         Ambiente acolhedor com fundo musical;
·         Mensagens;
·         Dinâmicas;
·         Café compartilhado;
·         Reunião administrativa;
·         Reunião pedagógica (momento para planejar a acolhida dos alunos, adequando as sugestões à realidade escolar).
·         Planejamento da rotina de leitura da escola (Programa de Leitura da SME).

2.    Jornada Pedagógica da SME: 04 a 08 de fevereiro/ 2013,.
        18 e 19 organização na escola.





3.    Acolhida aos alunos: 20 de fevereiro/ 2013


O início do ano letivo é um marco na vida escolar dos alunos, portanto é necessário considerar algumas características específicas para esta faixa etária, tais como idade e familiaridade com o ambiente escolar. Sugerimos que a Equipe Pedagógica junto aos Diretores das unidades de ensino levem em conta alguns encaminhamentos a respeito da comunicação entre escola e pais (funcionamento da escola e recepção dos alunos), sobre a participação de toda a equipe escolar (na recepção e acolhimento dos alunos) e também na apresentação aos pais de aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem (rotina dos primeiros dias de aula; objetivos de ensino e de aprendizagem e expectativas de aprendizagem, além da proposta de ensino da escola).
Cabe ressaltar que em sala de aula, os professores de todos os anos poderão propor rodas de conversas com os alunos, a fim de possibilitar a apresentação do grupo, o estabelecimento de vínculos, combinados e leitura em voz alta, feita pelo professor, dando início à exploração do acervo literário do programa de leitura da Secretaria Municipal de Educação (Rotina de Leitura). Uma visita aos ambientes escolares com a finalidade de reconhecimento e localização dos espaços a serem utilizados pelos alunos também é bem-vinda.

Considerando as especificidades dos alunos do primeiro ao terceiro ano e as necessidades de aprendizagens, sugerimos atividades para os primeiros dias de aula. Cabe lembrar que muitas dessas atividades devem ser desenvolvidas diariamente no decorrer do ano letivo.
Segue sugestão de agenda para os três primeiros dias, com as respectivas atividades:

Importante: Atentar para a disposição do mobiliário (carteiras em semicírculo, ou u).

2.1. Quadro síntese da rotina dos dois primeiros dias de aula

Primeiro dia de aula
20/02/2013

Segundo dia de aula
21/02/2013
Terceiro dia de aula
22/02/2013
ATIVIDADE 01:

Acolhimento dos alunos realizado pelos:
 Responsáveis por cada turma;
 Equipe gestora.

(Se possível um lanche especial, pirulito, bala, pipoca...)
ATIVIDADE 01:

Combinados da classe:
 Lista das necessidades da classe produzida coletivamente junto às crianças.

ATIVIDADE 01:

Cantos de atividades diversificadas com:
 Arte;
 Salão de beleza;
 Leitura;
 Brinquedo;
 Mercadinho;
 Tecnologia.
Entre outros que a escola pode propor ou adequar.
ATIVIDADE 02:

Roda de conversa:
 Apresentação do professor;
 Apresentação dos alunos.

ATIVIDADE 02:

Cantos de atividades diversificadas com:
 Arte (aproveitar para confeccionar junto às crianças enfeites e máscaras para o baile de carnaval);
 Salão de beleza;
 Leitura;
 Brinquedo;
 Mercadinho;
 Tecnologia.

Entre outros que a escola pode propor ou adequar.

ATIVIDADE 02:

Leitura em voz alta feita pelo professor:
 Contextualizar a atividade acerca de sua periodicidade;
Leitura de um gênero textual: receita, piada, música... (utilizando estratégias de leitura).
Reescrita do gênero textual trabalhado anteriormente, individual ou em dupla (2º e 3º anos).

ATIVIDADE 03:

Turismo pela escola:
 Apresentação dos espaços da escola;
 Apresentação da equipe de funcionários.

ATIVIDADE 03:

Leitura em voz alta feita pelo professor:
 Contextualizar a atividade acerca de sua periodicidade;
 Leitura de uma história (utilizando estratégias de leitura).

ATIVIDADE 03:

Leitura do alfabeto correlacionando com a letra inicial dos nomes dos alunos (1º ano);

Apresentação da produção textual realizada na atividade 2 (2º e 3º anos).

ATIVIDADE 04:

Jogos e brincadeiras.

ATIVIDADE 04:

Jogos e brincadeiras.
ATIVIDADE 04:

Culminância dos trabalhos realizados durante a semana:
- Exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos;
- Pintura de rosto...

ATIVIDADE 05:

Cantos de atividades diversificadas com:

 Arte;
 Salão de beleza;
 Leitura;
 Brinquedo;
 Mercadinho;
 Tecnologia.

Entre outros que a escola pode propor ou adequar.
ATIVIDADE 05:

Sondagem diagnóstica (todas as turmas)
Confecção do alfabeto a ser exposto na sala.

Confecção e leitura da lista dos nomes dos alunos (1º ano);

Confecção da reta numérica a ser exposta na sala (1º ao 3º anos);

Reescrita da história inicial, individual ou em dupla(2º e 3º anos);
ATIVIDADE 05:

Baile de carnaval para todas as turmas.

Obs.: usar sua criatividade na ornamentação!
Faça do baile um momento de alegria e encantamento!

OBS:  como houve mudança na data poderão criar outra coisa. Contamos com vocês!

Obs.:
Ø  Essas atividades deverão ser adequadas e enriquecidas de acordo com o ano de escolaridade.

Ø  O SESC pode ser o seu parceiro. Entre em contato no telefone (24) 88075371 / 2252 6471, com Adriana Coelho.




IMPORTANTE:

Roda de conversa:Essa atividade permite aos alunos participarem de momentos de intercâmbio nos quais ouvem os colegas, formulam perguntas e emitem opiniões sobre o tema discutido. Em situações como essa em que as crianças são convidadas a relatar suas vivências, suas opiniões acerca de determinado tema ou assunto, suas impressões entre outros, elas são inseridas na linguagem oral, partilhando coletivamente os seus significados e se apropriando dos significados do outro. Por meio da linguagem e da interação, as crianças podem ter acesso a outras realidades. Cabe ao professor estimular seus alunos a esse intercâmbio, considerando que a “conversa” deve ser vista como um conteúdo a ser trabalhado em sala.
Na roda de conversa, o professor em primeiro lugar deve contextualizar o motivo da atividade, visto que este é o primeiro contato em que eles terão enquanto alunose professor. Cabe ao professor realizar a sua apresentação, pois esta servirá de modelo para que as crianças posteriormente sejam convidadas a falar de suas vidas como, por exemplo: Quem é? O que gosta de fazer quando não está na escola? Frequentou a pré-escola? Quais são os pratos / comidas preferidas? De que brincadeiras gostam?,entre outras perguntas que podem fazer parte desta roda de conversa.

Cantos de Atividades Diversificadas: Os momentos destinados aos cantos de atividades diversificadas devem ser permanentes na rotina, pois se trata de situação em que o professor propõe a seus alunos diversos espaços de brincadeira, dentro ou fora da sala de aula, nos quais os alunos são convidados a explorá-los.
Os cantos são baseados em três princípios de aprendizagem - a interação, a autonomia e o movimento. Esses três princípios devem ser motivo de constantereflexão dos professores no momento do planejamento das atividades a serem ali realizadas, devem possibilitar:
·         Situações de brincadeiras e jogos nas quais se podem escolher parceiros, materiais, brinquedos etc.;
·         A participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço;
·         A valorização do diálogo para resolver os conflitos e por último a valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.

Leitura e Escrita no Primeiro Ano: A alfabetização deixou de ser encarada como um momento estanque e passou a ser entendida como um processo, no qual o primeiro ano desempenha papel fundamental na aquisição da escrita e prática de leitura em atividades permanentes.
Desde o primeiro dia, o professor irá explorar atividades de leitura e escrita dos nomes próprios, tendo como referência o nome das crianças.
O importante é que os alunos tenham contato com a lista de nome dos colegas da turma. Ela precisa ser preparada com antecedência pelo professor e afixada na parede da sala, acessível a todos.
A lista deve ser escrita em ordem alfabética, em letra de forma maiúscula, pois esse tipo de letra é a mais indicada para os alunos em processo de aquisição do sistema de escrita.
Sua organização em ordem alfabética coloca muitas questões no momento em que os alunos são convidados a participar de leitura da lista, favorecendo um conflito cognitivo, principalmente com nomes que começam com a mesma letra, pois terão que “afinar” suas estratégias de leitura como, por exemplo, a última letra ou outras letras que diferenciam um nome de outro.

Atividades com o alfabeto:

Conhecer os nomes das letras é fundamental para os alunos que estão se alfabetizando, pois em alguns casos eles fornecem pistas sobre um dos sons que elas podem representar na escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer a forma gráfica das letras e a ordem alfabética. Essa aprendizagem, porém, pode ocorrer de forma lúdica e divertida por meio de jogos, parlendas e adivinhas.
O professor pode:
Ø  Afixar as letras do alfabeto junto com os alunos, transformando esse momento de organização do espaço da sala de aula também em um momento de aprendizagem.

Ø  Fazer uma ficha com o alfabeto completo em letra bastão para que os alunos a colem em seu caderno.

Ø  Fazer um marcador de livro ou ficha avulsa com o alfabeto completo para que os alunos possam consultá-lo sempre que precisarem.

Ø   Organizar atividades de completar as letras do alfabeto, utilizando suportes variados: o abecedário afixado na sala de aula, cobrindo algumas das letras com um pedaço de papel, e/ou uma tabela com a sequência do alfabeto incompleta (produzida no computador ou mimeografada).

Ø   Propor que os alunos analisem quais letras compõem seu nome e os nomes dos colegas.  A atividade poderá, inicialmente, ser feita de forma coletiva, e, depois, com os alunos reunidos em duplas ou em grupos. Comece escrevendo seu nome na lousa e, junto com a turma, analise as letras que o compõem. Mostre quais são essas letras, destacando aquelas que aparecem mais de uma vez. Depois, em duplas, os alunos deverão analisar quais letras fazem parte do próprio nome, utilizando como suporte o crachá.

Ø   Ensinar os alunos a “cantarolar” o alfabeto, de modo que memorizem a sequência das letras, ainda que não conheçam sua forma gráfica. Esse procedimento vai ajudá-los a reconhecer os nomes das letras, facilitando a aprendizagem. Recitar parlendas que envolvam o alfabeto também é uma ótima estratégia. As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras. Depois disso, elas perdem a função. Podem-se incluir ainda cartazes com: novidades, mapas de presença, tarefas do dia, cardápio, previsões do tempo; todos esses cartazes ficarão em uma área de escrita, que deverá ser renovada periodicamente.


OBS. 1. Todos os materiais sugeridos podem ser confeccionados pelo professor junto aos alunos.
           2. Em todas as turmas, o alfabeto nas quatro representações, (maiúscula e minúscula, forma e cursiva) de deverá ser afixado em local visível e de fácil acesso ao aluno.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.1, Brasília: Ministério de Educação e do Desporto, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Professor da Pré-Escola. volume 01, Brasília, 1992.

Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/apres.pdf>. Acesso em 09 de agosto de 2011.

LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Artmed. Porto Alegre. 2002.

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