Postagens populares

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Textos ou conteúdos?

Boa tarde amigos professores,

Estamos passando por muitas transformações e por isso precisamos rever nossa prática.
Hoje há uma proposta de nomenclatura que utiliza duas palavrinhas chaves:  

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 


     
                                                    
             (http://alemdorh.blogspot.com.br/2012/05/competencias-o-que-sao-e-como-sao.html)

e pensando nisso e na proposta de letramento,

(O que é letramento?)

vejo a urgência em deixarmos de criticar os livros didáticos e entender que conteudismo é um procedimento fracassado e tem sua comprovação no fato dos alunos estudarem classes gramaticais desde o segundo ano e chegarem ao fim do fundamental sem distinguir o que é um substantivo abstrato do concreto. 


Nossos alunos perdem tempo tendo que gravar nomes, cálculos e ainda são criticados quando pensam sobre tanta coisa para gravar no momento de uma prova.
Os alunos deveriam apenas se preocupar em ser pensantes e agentes ativos de seus pensamentos confrontando-os com o pensamento de outros, já que vivem em sociedade.

Precisamos pensar na magia das palavras que nos rodeiam como as placas, os rótulos, os encartes, as revistas, os poemas, enfim... Quanto se pode ler, descobrir, construir, desconstruir e criar, apenas utilizando textos?!


Queridos, nossas aulas podem ser mais agradáveis e menos trabalhosas quando criamos juntos, quando aprendemos juntos, quando crescemos com cada descoberta.

Estamos com a proposta de trabalharmos os direitos da criança de forma interdisciplinar e a medida do possível estaremos postando nossa prática e aceitando aqui as críticas e sugestões.
Afinal, nessa profissão só crescemos
COMPARTILHANDO IDEIAS!!!

Até Breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário