Postagens populares

domingo, 9 de março de 2014

Projeto Corpo Humano e Sentidos 1º e 3º ano

Olá caros colegas,
andei pesquisando umas atividades legais para montarmos uma sequência didática sobre o corpo e os órgãos dos sentidos. Espero que ajude!

PROJETO CORPO HUMANO     


Linguagem Oral e Escrita
- Conversa informal
Para que serve o corpo?
Qual parte você mais gosta?
O que tem nosso corpo que tem dois?
- Histórias
- Poesias, parlendas, trava-línguas
- Obra de arte
- Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes do corpo)

Matemática
- Número de partes do corpo
- Par e ímpar
- Esquerda e direita
- Peso, comprimento, medições com pés, com palmos...
- Cores, mistura de cores, formas geométricas (visão)

Artes Visuais
- Carimbo das mãos ou dos pés
- Montagem cômica
- Termine o desenho
- Pintura com relevo ( colocar embaixo da folha um boneco de papel cartão)
- Montar uma pessoa com formas geométricas
- Cartaz corpo Humano e etiquetas
Desenho cego
- Desenho coletivo
- Quebra cabeça do corpo humano
- Boneco articulado
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal

Natureza e Sociedade
- Partes do corpo
- Órgãos dos sentidos
- O que devemos fazer para cuidar do nosso corpo?
- Cuidados com o corpo
- Expressões faciais
- O que prejudica o corpo
- O que é bom para o corpo
Observação no espelho 
Somos todos diferentes / respeito as diferenças-

Músicas
1- Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amigo eu abraçar.
2- Fui no mercado comprar...
3- Cabeça, ombro joelho e pé...
4- Eu danço rock...
5- Por dentro, fora, alto e baixo
6- Palminhas, palminhas...
7- Pipoca
8- Joaozinho trabalha com um martelo...
9- Boneco duro
10- Boneco de lata

Movimento
- Brincadeiras com os órgãos dos sentidos
Visão – mostrar figuras e falar o que estão vendo, trabalhar cores, formas, tamanhos, brincadeira o que mudou em você, quem é o mestre
Audição – Descobrir o que é pelo som, ouvir os sons do ambiente, da natureza, relaxamento, descrever os sons altos, baixos, bons, ruins... Gravar as crianças cantando e depois colocar para eles escutarem, atividades com músicas, com palmas,
Olfato – Distinguir diferentes cheiros  com os olhos vendados, descrever cheiros que agradam e desagradam, a importância do olfato para os animais
Paladar – Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados, gostos que agradam e que desagradam, descrever gostos doces, salgados, azedos, amargos...
Tato – Sentir diferentes texturas, descobrir o que é pelo tato, descobrir a forma geométrica pelo tato, descrever coisas que são moles, duras, quentes, frias, ásperas, lisas...
- Dança da cadeira
- Estátua
- Modelagem
- Espelho
- João bobo
- Marionete
- Desenhar a criança no papel cenário ou no chão com giz
- Cobra cega
- Chefinho mandou ou Simão disse
- Calçar sapatos
- Dinâmica de desembaralhar
- Dinâmica “Eu sou .... e você quem é?
- Ginástica
- Jogos de percursos

Espero que gostem. bjs.

Esses são alguns textos para desenvolver atividades de pesquisa, oral e escrita, além de interpretação, produção de texto, murais, arte, enfim...




Algumas atividades para serem desenvolvidas, sempre a folha vem depois das atividades com o próprio corpo nas brincadeiras.

 uma ideia legal para o auto retrato é xerocar uma foto e pedir para eles colorirem e outra forma é editar as cores da foto para depois imprimir e colorir.

 Amei essa ideia e já comprei minha cartela de cotonetes!! Depois posto a foto de como meus alunos produziram seus trabalhos.

No trabalho com os órgãos dos sentidos, fiz umas legendas para o portfólio e separei estas atividades.

PULEI, CANTEI, DANCEI E DESCOBRI QUANTA COISA POSSO FAZER COM MEU CORPO!
( montar página com quebra cabeças, recorte e montagem de um corpo humano com peças diferentes como sugere o texto acima, etc)

COM MEUS OLHOS POSSO VER!
ESSE ÓRGÃO DO SENTIDO DA VISÃO É MUITO IMPORTANTE! TEM GENTE QUE NÃO TEM OU PERDEU E PRECISA  VER O MUNDO COM O CORAÇÃO!

( o trabalho pode ser feito com recorte do que eles estão vendo naquele momento, de uma paisagem,papel laminado representando o espelho, enfim)



 COM MEUS OUVIDOS POSSO ESCUTAR TUDO. ESCUTO MÚSICA, A VOZ DAS PESSOAS, O CANTO DOS PÁSSAROS...
MAS PRECISO TOMAR CUIDADO COM BARULHOS ALTOS
PARA NÃO PERDER MINHA AUDIÇÃO.
( pode ser a letra de uma música, gravuras de coisas que eles gostam de escutar como o canto de um pássaro, pessoas falando, enfim...)



HUM! QUE CHEIRO BOM!
HUM! QUE CHEIRO RUÍM!
O MEU NARIZ É MEU ÓRGÃO DO OLFATO.

( pode ser feito com gravuras do que cheira bom e do que cheira ruim, pode se colar tecido, algodão ou feltro e de um lado colocar perfume e de outro uma coisa que não é boa)



COM MINHAS MÃOS POSSO TUDO TOCAR E SENTIR.
COM ELA FAÇO CARINHO E DESCUBRO MUITAS COISAS!
AS MINHAS MÃOS É MEU ÓRGÃO DO TATO.
( pode trabalhar recortes de várias texturas para eles sentirem - lixa, algodão, papelão canelado, plástico bolha, bombril, esponchas, etc)




EU TAMBÉM POSSO PROVAR TODAS OS GOSTOS!

TEM COISA QUE GOSTO, MAS TEM COISA QUE NÃO GOSTO. A LÍNGUA É MEU ÓRGÃO DO PALADAR.

( colar gravuras de coisas que gostam de comer e de coisas que não gostam,dos diversos paladares separados em azedo, doce, salgado, etc)



Um comentário:

  1. Só uma correção, mãos não é o órgão do tato e sim a pele.

    ResponderExcluir