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domingo, 30 de março de 2014

TRABALHANDO COM SEQUÊNCIAS - MATEMÁTICA -1º ANO

O trabalho inicial da matemática é fundamental para desenvolver o raciocínio lógico e por isso ele deve ser bem consistente. O professor deve parar, observar, questionar, intermediar, fazer o aluno pensar, refazer, porque são essas atividades que darão subsídios necessários para o ensino da matemática de forma mais ampla.

Veja algumas fotos das atividades aplicadas com o livro da minha turma de 1º ano e outras sugestões de atividades.










ESTA É UMA SUGESTÃO DO BLOG DA LUCIANA TEIXEIRA
http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012/11/atividades-com-sequencias-linguagem-e.html?showComment=1396188464131#c43733413228352272


SEQUÊNCIAS EM MATEMÁTICA

O raciocínio lógico-matemático envolvido na compreensão das sequências fundamenta muitos conceitos matemáticos. A própria numeração, ordinal, cardinal, é uma sequência. As operações matemáticas passam pela noção de sequências. E por aí vai (pra eu não me perder e acabar falando besteira hahahah). Deveríamos ensinar sequências lógicas desde a primeira lição sobre numerais, e continuar a fazê-lo periodicamente. Use materiais que você tem em casa: carrinhos, bonequinhas, blocos tipo lego, bolinhas, e o que mais estiver à mão. Com as crianças menores, comece com sequências simples, de dois elementos. Depois vá tornando-as mais complexas, com mais elementos e mais características por elementos (por exemplo, forma e cor).

Para exemplificar, deixa eu partilhar com vocês uma receita caseira deste brinquedo da Melissa and Doug, o "Primary lacing beads", recomendado para crianças de 3 a 5 anos (mas dá pra usar antes) para trabalhar também a coordenação olho-mão, porque é preciso enfiar as contas no cordão.


Usei esta receita aqui, que veio num livro da série "Disney na sala de aula" de matemática (nível 2). É a tradicional receita de massinha de modelar caseira, só que assada ao forno:


Para fazer minhas formas eu usei cortadores de massinha de modelar, desses que vem em kits, que os meninos já tinham em casa, você pode usar cortadores de biscoito. Na minha receita usei mais meia xícara de farinha de trigo para dar o ponto certo.

Para fazer os furos usei um palito de churrasco. É só enfiar e movimentar ele um pocuo para os lados para alargar  o furo. Tenha em mente a espessura do cordão que você vai enfiar para não ficar estreito ou largo demais.
Aqui eu assei por 45 minutos em temperatura máxima. Acho que 40 minutos seria o suficiente. Se assar demais, as pecinhas ficam queimadas, aí fica ruim pra pintar. Fiz um teste e coloquei anilina em uma pequena porção de massa para ver se servia colorir as peças desse modo. Pelo que vi serve sim. Se você quiser misturar a anilina à massa, as pecinhas já vão sair coloridas. Mas tem que ter cuidado para não assar demais, se não elas ficam escuras. 

 Depois pintei tudo com guache. É bem fácil de pintar, seca rápido. Fica parecendo madeira mesmo, só que mais rústico, heheheh Não experimentei lixar, mas acho que daria um acabamento melhor.

Depois e só enfiar as peças em cadarços de tênis. Abaixo, algumas formas de arrumar as sequências. Na primeira, uma sequência de formas e cores. Na segunda uma sequência de cores (neste caso o ideal seria fazer mais uma fornada);. Na terceira uma sequência simples na cor azul. 

Você pode usar cartelas de controle para a criança ver e imitar, colocando no cordão as peças que a cartela indica. Veja algumas ideias abaixo:
(essas acima foram feitas com EVA)


Vinícius fazendo sua própria sequência:


 Dá pra virar um colar sim, senhor!

Os dois brincando, Rafael apenas enfiando tudo do seu jeito (nesse momento inicial deixei ele manipular livremente mesmo), e Vinícius fazendo vários tipos de sequências (e muito incomodado porque o irmão não  estava seguindo uma ordem kkkk).
 Ao final, guardei tudo numa caixinha de sorvete vazia.


LIVRO RECOMENDADO, com muitos adesicos e atividades divertidas (clique na imagem para comprar):















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